Medindo seu dedo

 

Qual a medida do seu dedo?

 

Os dois modos mais indicados para descobrir sua numeração são a aneleira e o medidor de anéis. 

Ambos podem ser encontrados em qualquer joalheria. Sempre que possível, opte por esses métodos pois são mais precisos.  Caso não for possível Veja o método 3.  

Método 1

 

Medidor de Anéis 

 

Utilize um anel fino, de preferência sem pedras ou detalhes e não arredondado por dentro. Coloque o anel no medidor e anote a medida indicada. Se o anel ficar entre dois números, coloque o valor intermediário (Exemplo: entre 16 e 17: Medida = 16,5). 

Importante: Alianças são utilizadas no dedo anelar direito durante o noivado e no dedo anelar esquerdo após o casamento. Já os anéis de noivado  são comumente utilizados no anelar esquerdo. Fique atento na hora de utilizar um anel como parâmetro: ele deve ser usado no mesmo dedo que se pretende medir! É muito comum que dedos correspondentes da mão direita e esquerda tenham tamanhos diferentes. 


Método 2

 

Aneleira 

 

A aneleira tem diversos tamanhos de anéis. Experimente tamanhos próximos a sua medida. Achou o tamanho certo? Experimente um número abaixo e outro acima para se certificar de que aquela é realmente sua medida. 

Importante: Nossos dedos tendem a inchar no calor, por isso, nunca escolha uma medida muito apertada;

Segure o peso do restante da aneleira e veja se o tamanho escolhido está adequado;

A aliança deve ficar confortável, mas não muito larga. É importante que ela apresente uma leve resistência na junta do dedo na hora de ser colocada e retirada. Isso evita perdas.

Alianças anatômicas são mais confortáveis;

Modelos acima de 6mm de largura produzem maior sensação de aperto.

Os demais métodos são menos precisos, por isso, recomendamos que você opte por pelo menos 2 deles. Seja bastante detalhista, pois as numerações variam de uma para outra em milímetros!  

Método 3

Fita em volta do dedo (pouco preciso)

Esse é um dos métodos mais simples para descobrir a medida dos dedos, porém para que funcione, deve ser corretamente seguido pois sua precisão não é muito alta. Você precisará apenas de um cordão (ou fita), uma tesoura, uma régua e a tabela de correspondência abaixo. 

Corte uma tira de papel ou um pedaço de barbante. Essa tira deve ter aproximadamente 1 cm de largura e 12 cm de comprimento.

Passe o papel ou barbante ao redor do dedo para medi-lo. Faça-o sobre a junta dos dedos, já que o anel precisa ser largo o suficiente para passar desse ponto mais largo no dedo.

Use uma caneta para marcar no papel ou barbante onde eles se sobrepõem após dar uma volta no dedo.

Coloque o papel sobre a régua e veja quanto que deu até a marca feita com a caneta.

Anote o valor indicado na régua e procure o correspondente na tabela. Recomendamos que você repita essa operação ao menos 3 vezes com barbantes e fitas diferentes de, no máximo, 1cm de largura. Como já dito, a variação de medidas ocorre em questão de milímetros, por isso qualquer erro de procedimento pode acarretar em medidas diferenciadas. Ainda está na dúvida e não quer errar? Lembre-se que os métodos mais confiáveis serão sempre o Medidor de Anéis e a Aneleira, disponíveis em qualquer joalheria.